Make your own free website on Tripod.com
Instrumentos

Comissão de Instrumentos

A música na Capoeira Angola se relaciona intimamente com o movimento, o jogo e a espiritualidade. Isso acontece na maioria das manifestações culturais africanas. Portanto ela é um elemento essencial a capoeira. Através dela o capoerista expressa seus movimentos e sentimentos, integrando o corpo e a mente na hora do jogo , para marcar este ritmo se utiliza os instrumentos e quem comanda principalmente o tipo de jogo é os instrumentos para ser mais específico eu diria que é o Berimbau que faz tudo isso e os demais acompanham ele.

Sobre o Berimbau

Diz a lenda, que uma menina saiu a passeio , ao atravessar o córrego de um rio , abaixou-se para beber-lhe a água com as mãos. No momento em que saciava sua sede, um homem deu-lhe uma pancada na nuca. Ao morrer, seu corpo se converteu na madeira; seus membros na corda; sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música dolente e sentimental. ( Lenda existente no Leste norte da África)
O Berimbau é um instrumento de percussão (corda percurtida) da família dos cordofones e de origem africana. Trazido para o Brasil pelos negros africanos escravos, popularizou-se através das manifestações populares como o samba de roda, candomblé e capoeira entre outras.
Na Bahia existia o Berimbau de boca que era um arco musical com corda de cipó Timbó , a caixa de ressonância, seja sustentando a madeira entre os dentes com a corda fora da boca, seja deixando a corda vibrar na cavidade oral, com a madeira fora.
Atualmente é um instrumento raro de ser encontrado. Existia ainda o berimbau de barrica , hoje chamado simplesmente de Berimbau. No Brasil também era conhecido com o nome Uricungo e/ou Arco Musical. Na África existem várias denominações dadas ao berimbau. São elas: Arco Musical, Bucumbunga, Uricungo, Gunga e etc...
O Berimbau é tocado percurtindo uma vaqueta (varinha de madeira) sobre o arame ( aço de pneu de carro) com uma caxixi ( pequena cesta de palha ou vime) com sementes dentro que produz um som de chocalho que é segurado entre os dedos e na palma da mão, encostando-se um dobrão ( moeda de cobre) no arame de aço , produzindo assim o som característico do instrumento.
São usados três berimbaus:
Um Gunga ou Berra Boi - Berimbau de cabaça grande e som grave, cuja função é marcar o toque base de todos os instrumentos , além de coordenar o ritmo de jogo dos capoeristas;
Um Médio - Berimbau de cabaça de tamanho médio , pouco menor que a do Gunga . Produz som médio grave e tem a função de marcar , tocando o inverso do toque do Gunga.
Um Viola - Berimbau de cabaça menor, produz som agudo e tem a função de solo e improviso.

Complementação

A complementação da instrumentação de uma roda de capoeira se dá com instrumentos de percussão:
1 Atabaque;
2 Pandeiros;
1 Reco-Reco;
1 Agogô.

Os instrumentos ficam na seguinte ordem na Capoeira Angola: Berimbau Gunga , Berimbau Médio, Berimbau Viola , Pandeiro, Pandeiro, Agogô, Reco-Reco, Atabaque.

Dados fornecidos pela a F.I.C.A.


d e l i n k @ s v n . c o m . b r
Copyright © 1998 Thiago ^CuícA^